Professora e coordenadora da disciplina de Marketing Digital do ICSA, Flávia Galindo é também vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia
— por Anette Araujo
Ao entrar na universidade como estudante de administração, aos 18 anos, Flávia logo começou a estagiar e trabalhar no mercado, construindo assim uma ampla vivência mercadológica. Atuou em diversas empresas no setor de marketing. Fez pós-graduação em Propaganda e Marketing, na ESPM, com ênfase em comunicação, e começou a ser chamada para dar aulas em faculdades particulares.
Flávia relata que sempre teve interesse em dar aulas e sempre sonhou em trabalhar na área de pesquisa científica. Em 2005, sentiu-se pronta para abrir mão de comodismos e investir na sua carreira como pesquisadora; entrando no mestrado em 2007 e doutorado logo em seguida. Após o término da formação, a então doutora prestou uma prova da UFRRJ, entrando assim para o corpo docente da universidade, primeiramente como professora substituta em 2009 e em 2010 como professora adjunta.
“Sou muito feliz onde eu estou, ainda que tenhamos imensos desafios a serem superados. Gosto muito da UFRRJ, essa casa que me acolheu. Gosto de estar onde estou, tenho prazer em conversar com alunos e meus pares, construir pontes com professores da universidade e de outros Estados. É um ambiente onde me sinto muito satisfeita”, conta Flávia.
Durante seu mestrado, buscou entender o fenômeno do caos aéreo e o motivo dos consumidores estarem sendo tão maltratados, já que sua experiência no mercado lhe havia mostrado que eles deveriam ser sempre a prioridade das empresas. Dessa forma, começa a pensar em empresas e mercados a partir das perspectivas de consumo.
Hoje integra o Grupo de Estudos de Consumo, coordenado pelas professoras Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ) e Livia Barbosa (PUC-Rio) e lidera também um grupo de pesquisa nomeado “Consumo e Sociologia do Marketing”. Este último foi criado há pouco tempo e se encontra em fase inicial, mas tem como objetivo situar os estudos do consumo no campo do marketing e da administração de uma maneira mais específica. Pensando em administração como uma área interdisciplinar, esse grupo de pesquisa traz a reflexão definida por Flávia “Os especialistas de marketing e publicidade são intermediários culturais que conectam o mundo da produção ao mundo do consumo. Produzem categorias sociais que fundamentam esse repertório cultural que é compartilhado pelos atores de mercado”.
Flávia acrescenta que esses grupos de pesquisa a ajudam a refletir e contribuem muito para suas aulas, sejam na graduação ou na pós. “Esses projetos de pesquisa se assentam em uma formulação de uma sociologia de marketing com uma abordagem conceitual e que relaciona práticas e significados da vida humana as ações que são feitas por organizações produtivas, sejam públicas ou privadas.”
Atualmente, o grupo estuda três frentes: Sociologia Econômica, Estudos Culturais do Consumo (divididos em Consume Culture Theory e Tranformative Consumer Research) e Macromarketing, que busca pensar o marketing além das funções gerenciais, situando-o em uma questão mais ampla para pensar sustentabilidade e seus impactos sociais. Essas três frentes atuam juntas em regime de complementaridade.
“Nós reconhecemos que tem muita interdisciplinaridade no marketing. Situamos o consumo dentro desse campo e criamos pontes pra pensar essas dimensões culturais, sociais e políticas que são inerentes pra pensar mercados e produtos” aponta Flávia.
“A gente não tem mais que ficar somente amarrado às tarefas gerenciais administrativas. Temos que pensar no papel do marketing, nas conexões micros e macro sociais que se estabelecem entre consumidores, mercados organizações, sociedade. O programa de estudos do marketing tem que ir muito além dessas tarefas que já são consagradas e que são muito reducionistas. A gente tem que pensar de uma forma mais ampla e estratégica sobre mercados, segmentação, posicionamento, uma gestão do composto de marketing que vai pra além de produto, praça, preço, promoção. A gente está falando em discutir mesmo criação, estruturação e reorganização de mercados”, incentiva.
Atualmente, Flávia está orientando alunos de graduação e pós-graduação nos seguintes temas: 1) Planejamento de Comunicação para organizações públicas; 2) Significados do consumo de produtos domésticos no subúrbio do Rio de Janeiro; 3) Processos e significados do consumo infantil na Baixada Fluminense; 4) Inteligência Artificial no Pré-Atendimento do Suporte Técnico em Tecnologia da Informação através de Chatbots. Ela acredita estar desconstruindo aos poucos essa ideia de marketing como ferramenta de manipulação.
Proposta no site do Senado pretende ameaçar cursos de Humanas